São suas estas palavras:
Neste breve encontro, pretendemos conversar acerca da leitura em contexto escolar, numa perspectiva global.
Ou seja, grande parte das questões que se prendem com a promoção do livro
e da leitura passam em primeira instância pela exploração das fronteiras e cruzamentos que os livros tocam e possibilitam, nomeadamente a nível paratextual.
Para isso, é preciso antes de mais mergulhar profundamente nestes objectos, conhecê-los, mas não só ao nível do texto verbal. Uma das dimensões que mais impacto causa nos leitores ( e não leitores ) é a imagem, dentro e fora da esfera da leitura. Mas, muitas vezes, em vez de ser aproveitada como ponte natural e directa para promover o acto de ler, a imagem é encarada como seu inimigo número um. Talvez isto aconteça sobretudo pelo facto de que os conhecimentos da maioria dos mediadores de leitura sobre gramática visual do livro e da ilustração serem muito insuficientes, privando-os de usufruir ao máximo das potencialidades destes materiais em contexto escolar.
Assim, propomos dar a conhecer um pouco desta componente essencial dos materiais de leitura através da análise de uma série exemplos significativos, porque afinal, é preciso saber que as ilustrações em livros não são exclusivos para meninos do pré-escolar."
Dora Batalim SottoMayor
Sala de Audiovisuais, no dia 18 de Março -
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pela sua participação. Depois de aprovado o comentário é publicado.